O Design de Comunicação sempre foi importante. Mais importante do que nos apercebemos, no decorrer do nosso dia-a-dia. O Design de Comunicação inclui manifestações como o design gráfico, o vídeo ou a animação, e está presente em, praticamente, todo o lado.
O design é a “cara” da sua marca preferida.
É da responsabilidade do Design de Comunicação a coerência visual que é entregue ao cliente, aquilo que o faz voltar. Aquele feel que nos é passado ao olhar para uma marca acontece através do lettering, das cores ou das formas, nas suas intermináveis combinações.
Estética e utilidade, esse é o caminho pretendido.
Nada é proibido ou tomado como censurado ou censurável, não mais do que outra forma de comunicação. Qualquer manifestação do Design de Comunicação deve não só ser belo e coerente, como também deve passar uma ou várias mensagens.
O Design de Comunicação ao serviço da Humanidade
A própria ONU, reconhecendo o valor do Design de Comunicação e o seu impacto na sociedade, lançou, recentemente, um pedido a designers de todo o mundo.
Em coordenação com a OMS, desejava encontrar-se novas formas visuais de comunicar mensagens essenciais relacionadas com a pandemia.
Mensagens de higiene pessoal, de distanciamento social, de sintomas da Covid-19, de bondade, de renegação de mitos, de existência de doações, entre outras. O objectivo era passar facilmente a mensagem ao público. Sem cores, credos ou costumes.
O Design de Comunicação e o Marketing
O Design de Comunicação pode e deve ser uma ferramenta na comunicação de uma marca, dos seus produtos ou serviços. Com um bom design já se disfarçou (infelizmente) mau conteúdo. Muito bom conteúdo já passou despercebido devido a um mau design.
O design deve ser um aliado e não um inimigo.
Sendo o mais comum e acessível o recurso ao design gráfico (flyers, posters, postais, posts em social media, etc.), também a imagem em movimento vem ganhando força, nomeadamente através da animação 2D e 3D, além do tradicional vídeo.
O vídeo e a animação 2D ou 3D, são os formatos mais dinâmicos de comunicação nos dias que correm. Com as populações em casa, os feeds de social media fazem passar dezenas e dezenas de conteúdo pelos nossos olhos. Estes procuram sempre o movimento, por isso, naturalmente, os vídeos e as animações prendem a atenção com relativa facilidade face ao design estático.
Na IAMIN, sendo possível trabalhar remotamente, é-nos possível desenvolver qualquer um destes materiais sem sair de casa.
No caso do design gráfico, poderá apenas ser necessário recorrer a fotografias originais já existentes ou a bancos de imagens; para os vídeos, a mesma situação — conteúdos originais previamente captados ou provenientes de bancos externos de vídeo; no que toca a animações (motion graphics ou animação 2D e 3D) e linguagens mistas, bastará a utilização dos softwares apropriados. Até a locução (voz) pode ser gravada à distância, bem como a escolha de música numa biblioteca ou a criação de um som original, se desejar que seja único. Sendo que a entrega final pode ser em qualquer formato mediante o destino: TV, web e/ou social media.
Um Design de Comunicação completo, nas suas várias vertentes — pensamento criativo e estratégico e respectiva execução — transmite sensações.
Uma mensagem visual com personalidade, comunica como nenhuma outra.
Pode e deve ser uma parte importante da estratégia de marketing e comunicação de qualquer marca. Entre em contacto com a IAMIN e conte connosco para a missão do Design de Comunicação.
Artigo pelo designer, António Limpo.